Para ler ouvind: Don't Panic, de Coldplay.
qual é a viagem dos seus sonhos? ✈️
Oi, hoje é a Lila escrevendo pra você, de uma forma um pouco mais pessoal.
Quero te contar sobre como foi que cheguei aqui. Como me tornei essa pessoa apaixonada por viagem, que se realiza em contar histórias de lugares, culturas e pessoas, e passa os dias sonhando com o próximo destino.
Um ciclo sem fim de querer ver mais, conhecer mais, me conectar mais.
E, pra tanto, viajar mais.
Primeiro, quero deixar bem claro: eu não nasci em uma família viajante.
Lá em casa, a gente não tinha qualquer tradição ou cultura viajante. Pra ser sincera, nem muitos recursos pra isso.
A maior viagem da minha vida infantil compreendia o trajeto de 40km que separava minha cidade da cidade vizinha, um município maior onde a gente precisava resolver alguma coisa vez ou outra.
Tinha também a tradicional "viagens de férias” que era o ponto alto do ano para minha irmã e eu.
A gente passava uma semana inteira no sítio dos meus avós (que era na mesma cidade, diga-se de passagem, a 7km de onde eu morava). Mas aquilo pra mim sempre pareceu uma aventura.
Outras pessoas, outras formas de viver, uma mudança de ares que sempre me encantou e atraiu.
Acho que podemos dizer que os sinais sempre estiveram aqui, não é mesmo?
Mas eu lembro exatamente quando a chavinha virou para mim. Quando descobri esse sentimento: que o mundo era muito maior. Que tinha tanta coisa pra ver lá fora.
A primeira vez, foi com os livros. Lembro de viajar pelo Rio de Janeiro com a coleção de Machado de Assis que minha mãe tinha em casa. E de viagens sem fim que fiz para os mais diferentes destinos, cada vez que visitava a biblioteca onde minha mãe trabalhava.
Minha mãe, que até então não tinha viajado quase para lugar nenhum, talvez não saiba o quanto responsável ela é pela viajante que nasceu em mim, a cada viagem com os livros que aquela menina fazia.
Quando eu, já adulta, consegui meu primeiro trabalho ‘carteira assinada’, me mudei sozinha para Recife. Aluguei um quarto num apartamento, que eu dividia com mais duas meninas. Elas eram irmãs, e eu era quase uma hóspede. Estrangeira do meu próprio lar.
Foi nessa época que comecei a entender mais sobre os paranauês da vida adulta. As coisas boas, as ótimas, e as nem tão bacanas assim.
E, desde o começo, minhas questões foram:
aprender como e onde eu gasto meu dinheiro para organizar a minha vida nessa cidade toda nova para mim, e
como eu poderia conhecer novos lugares com o tempo e o dinheiro que sobravam ao fim de cada mês.
Viajar, da forma que fosse. Eu abri uma poupança no banco e um dia vi aquele grande encontro acontecendo: a vontade de viajar e os recursos para viver a primeira aventura.
Eu sempre quis me colocar no mundo. Eu sempre quis ver esse mundo que me acenava lá de longe, como um convite.
Lembro que, logo depois que me mudei pra Recife, eu estava na fila do mercado numa das primeiras compras de mantimentos para a casa nova, e perto do caixa vi uma daquelas estantes de livros "pocket”.
Paguei 7 reais em uma edição de bolso de Sob o Sol de Toscana. Devorei cada página imaginando que poderia ser eu, bem ali, vivendo aquela vida, naquela casa, naquele sol, em meio àqueles vinhedos.
Há muito simbolismo pra mim em pensar que esse livro foi uma das primeiras coisas em que escolhi gastar meu dinheiro. Um destino que escolhi conhecer por meio daquela história, mesmo que fisicamente ele ainda estivesse tão distante pra mim.
Até hoje, a Itália segue como meu país favorito. Já consegui visitar Roma por conta de um stopover, e o que a cidade me entregou foi uma dose generosa daquele sentimento “uau, como é incrível estar aqui”. Até italiano eu comecei a estudar na época dessa viagem.
Parando para pra pensar agora, talvez tudo isso tenha acontecido porque, naquele dia e naquela fila, eu peguei o livro pocket de capa amarela e entreguei para o caixa com um simples: passa esse aqui também.
Acima de tudo, sempre foi o sonho.
A vida mudou e eu já fui a um bom punhado de lugares desde que comprei esse livro.
Mas como acontece com muitos de nós, até hoje boa parte das minhas viagens é direcionada pelo fator "vou para onde a promoção de passagem me levar".
Como quero conhecer todos os lugares, e também não tenho questões com repetir cidades, vou seguindo bem feliz com os destinos que já tive a chance de conhecer.
Mas, até hoje, eu não viajei para a Toscana.
A Toscana dos meus sonhos ainda é exatamente isso: um sonho.
Eu carrego o livro comigo até hoje. Depois de tantas mudanças de cidade e de vida, Sob o sol da Toscana ainda me acompanha aonde quer que eu vá. Porque um sonho é algo difícil de explicar, mas é tão fácil de sentir.
Em algum lugar, meu coração tem certeza: um dia eu chego lá. Eu já vi tanta coisa incrível acontecendo na minha vida, então por que não me imaginar vivendo, um dia, sob o sol de Toscana?
Essa é uma carta pra você, que hoje talvez não consiga viajar. Ou ainda não conseguiu conhecer seu destino dos sonhos.
Quero te dizer que vale a pena seguir sonhando. Um dia a gente chega lá. Seja qual for a sua Toscana, eu desejo que você a encontre em breve. Desejo isso pra mim também.
para inspirar ✨
Claro que a indicação para inspirar ✨ de hoje não poderia ser outra: o filme Sob o Sol de Toscana está disponível na Netflix, e vai te levar para uma viagem por essa região dos sonhos na Itália.
O filme é de 2004, mas carrega uma beleza impressionante, tanto pela história quanto pelas paisagens da Toscana, que se transformam no cenário para a vida da nossa protagonista, Frances Mayes (Diane Lane), uma escritora que leva uma vida feliz em San Francisco, até que se divorcia de seu marido.
De tão triste, ela decide mudar radicalmente de vida e compra uma chácara na Toscana, para descansar e poder terminar seu novo livro em paz. A história e as paixões de Frances se desenrolam a partir daí, e essa viagem por uma Toscana romântica com certeza podem inspirar seu dia.
Se preferir, pode comprar o livro e viajar com ele para a Toscana: veja o livro na Amazon
a gente te ajuda a viajar mais e melhor 💫
🍝 Comida italiana: conheca os pratos imperdíveis
🤑 Como dar gorjeta na Itália - não caia em furadas
🎬 VIDEO DA SEMANA: roteiro de compras no SAARA RJ
viagem quest: teste seus conhecimentos 🌎
❓Qual vinho é originário da região da Toscana e é mundialmente conhecido por sua qualidade? 🍷
Dica: Este vinho tinto é produzido principalmente com a uva Sangiovese, e ganhou o apelido de “a joia da Toscana".
Confira a resposta no final da newsletter.
além de viajantes, curiosos 👀
🖼️ Essa semana, ativistas pelo clima protestaram colando cartazes sobre o vidro de proteção do quadro 'O Nascimento de Vênus' de Botticelli, exposto na Galeria Uffizi de Florença. Os cartazes falavam dos danos recentes causados por enchentes na região da Toscana. O quadro não foi danificado [LINK]
🥃 Testando variações para a receita do Negroni, o tradicional coquetel italiano [em inglês] [LINK]
📒 Para quem é fã de Anthony Bourdain, recentemente descobrimos o livro Em maus lençóis, escrito por Tom Vitale e que compartilha os bastidores dos programas do chef viajante [LINK]
🌍 A exposição Pequenas Áfricas: O Rio que o Samba inventou entrou em cartaz no IMS Paulista e fica até meados de abril [LINK]
Vamos viajar juntos 🌎
Viaje nas matérias do site Fui ser viajante [LINK]
Siga o Fui ser viajante no Instagram [LINK]
Confira nossa seleção de livros para viajar sem sair de casa [LINK]
Apaixonado pelo Rio de Janeiro? Garanta sua camiseta [LINK]
Explore o Rio de Janeiro além do óbvio com nosso ebook [LINK]
Assine essa newsletter, caso não tenha recebido por e-mail :)
Até a próxima aventura 👋
Hey, viajante!
Uma edição um pouco diferente essa, hein? Aproveitamos essa energia de "quase ano novo” pós-carnaval para te contar alguns sonhos, e jogar essa bola do ‘sonho da Toscana’ pro universo.
Vai que ainda rola essa viagem em 2024? Nunca se sabe, mas se rolar a gente corre aqui pra contar tudo pra você.
Se sentir de compartilhar também o seu sonho de viagem com a gente, pode responder esse e-mail nos contando qual é a sua viagem dos sonhos, aquele que você ainda quer muito realizar. Vamos amar saber e conversar com você sobre isso.
Um abraço e até a próxima semana,
- Lila e Rafa do Fui ser viajante
Resposta do VIAGEM QUEST: O vinho é o Chianti. 🍷 Produzido principalmente com a uva Sangiovese, destaca-se por sua elegância e sabores frutados. Amado por apreciadores de vinho em todo o mundo, o Chianti é uma verdadeira expressão da rica tradição vinícola da Toscana.
Até hoje, depois de tantas e tantas viagens "reais" para destinos sensacionais, eu ainda viajo muito pelos livros, através dos livros. A minha "Toscana" foi a Cornualha com os livros de Pilcher. Quando realizei esse sonho, não me decepcionei. Que região mágica! Texto lindo! P.S. precisa atualizar já que você esteve sob o sol da Toscana. 🥰